top of page

sex. 24 de mai. | Faculdade de Medicina da USP - FMUSP

XI Treinamento em Neuromodulação Clínica

Os ingressos não estão à venda

XI Treinamento em Neuromodulação Clínica

Horário e local

08/03a20/06(online) 28/06a03/07/21(Pratica)

Faculdade de Medicina da USP - FMUSP, Av. Dr. Arnaldo, 455 - Cerqueira César, São Paulo - SP, 01246-903, Brasil

Sobre

O treinamento em Neuromodulação promovido pela rede NAPeN é um curso de curta duração (106 horas) em neuromodulação não invasiva voltado para aplicação clínica. Trata-se de uma capacitação em técnicas de estimulação magnética transcraniana repetitiva - rTMS e estimulação transcraniana por corrente contínua - tDCS. Estas técnicas são capazes de promover neuroplasticidade e tem ganhado destaque na área da reabilitação motora e cognitiva por suas potenciais capacidades de aumentar os efeitos das terapias tradicionais. O treinamento desenvolve conhecimentos teóricos de biofísica, mecanismos de ação, critérios de segurança e efeitos terapêuticos no modelo de aulas virtuais; além de um treino prático em ambulatório de uma semana. O enfoque é clínico para o uso de estimulações cerebrais não invasivas e aplicações em diversas condições clínicas. Ao final do treinamento o participante estará apto para aplicar tDCS e rTMS em sua prática clínica.


Atividades síncronas (terças-feiras) de 19h30 às 20h30 têm início no dia 16 de março e término no dia 22/06/2021. As atividades assíncronas podem ser realizadas nos horários de preferência dos participantes e terá início no dia 09/03 e término no dia 28/08/2021. As atividades presenciais acontecerão na cidade de São Paulo de 8h às 18h dos dias 28/06/2021 a 03/07/2021.

 

Conteúdo programático: 

  • História da neuromodulação e visão geral das técnicas de neuromodulação
  • Sistema de Localização Cortical
  • Princípios físicos, fisiológicos e fundamentos da estimulação magnética transcraniana
  • Princípios físicos, fisiológicos e fundamentos da estimulação elétrica 
  • Neuroplasticidade e Metaplasticidade
  • Estimulação elétrica periférica associada a estimulação cerebrais não-invasivas
  • Aspectos de segurança no uso da neuromodulação
  • Primeiros-socorros aplicados à neuromodulação
  • Neuromodulação e desempenho físico
  • Aplicações clínicas na dor crônica, doenças do envelhecimento, doenças psiquiátricas, distúrbio do movimento, distúrbios de linguagem e zumbido, nas disfunções neurofuncionais após acidente vascular cerebral, lesão medular e traumatismo crânio-encefálico.

 

Promoção: Núcleo de Assistência, Ensino e Pesquisa em Neuromodulação

Organização: Divisão de Fisioterapia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP. Aprovado pelo Conselho de Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP. 

Professores convidados: Dr.Abrahão Baptista, Dra. Kátia Monte-Silva,  Dr. Alexandre Okano, Dra. Adriana Leico, Dra. Carolina Souza, Dr. Izio Klein, Dr. Leandro Valiengo, Dra. Luanda Grecco e Dra. Rita Lucena. 

Ingressos

Preço

Quantidade

Total

Total

R$ 0,00

bottom of page