top of page

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE
NEUROMODULAÇÃO NÃO INVASIVA

Desde 2018 a Rede NAPeN vem promovendo um evento científico que congrega profissionais da assistência, pesquisadores e estudantes de todas as partes do Brasil para atualização no tema. Em 2018 promoveu o primeiro simpósio presidido pela Professora Clarice Tanaka que ocorreu na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em 2019 o segundo evento realizado na Universidade Federal do ABC (UFABC) foi presidido pelo Professor Abrahão Baptista e em 2020, em função da Pandemia da COVID-19, ocorreu de forma virtual, presidido pela Professora Kátia Monte-Silva da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na sua quarta edição, que foi realizada em outubro de 2021, também na modalidade virtual, o evento aprofundou nos caminhos para a incorporação da neuromodulação não-invasiva pela saúde pública.  

Em 2018 o I Simpósio aconteceu na modalidade presencial  e teve 180 participantes e 15 palestrantes no HCFMUSP. Em 2019 o II Simpósio aconteceu na modalidade presencial na UFABC e teve 92 inscritos presentes e 11 palestrantes. Em 2020 participaram do Simpósio na modalidade online com 613 inscritos sendo 342 na modalidade gratuita, 271 pagantes (176 profissionais e 95 estudantes) e 36 palestrantes.

 

No ano de 2023 o V Simpósio da Rede NAPeN foi internacionalizado e direcionado para o tema 'inovação em neuromodulação não invasiva'.  Um tema importante devido às grandes modificações que estão acontecendo na área em termos de processos e produtos e que podem permitir que os recursos sejam utilizados com maior efetividade e eficácia, para que o custo dos procedimentos seja otimizado, para que grupos nacionais e internacionais possam colaborar nestes objetivos e para promover a inserção dos recursos na assistência pública à saúde.

 

Já em 2024 o evento aconteceu mais uma vez de forma online e com ações satélites presenciais em diferentes regiões do Brasil com colaborações entre a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) e Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP).
 

bottom of page